Apresentação do Projeto Múltiplas Leituras

   O projeto "Múltiplas Leituras: povos indígenas e interculturalidade" busca desenvolver ações voltadas para a efetivação dos direitos e reforço da identidade étnica da comunidade Kaingang Por Fi, bem como ações na Educação Indígena, Cultura Kaingang e Cidadania Indígena.

Foto


   Quando em uma comunidade indígena outra língua começa a ser falada cada vez mais por seus membros, que se tornam bilíngues, deve se refletir sobre uma política lingüística, de modo que as duas possam coexistir de acordo com o desejo dos falantes, evitando assim, o perigo de extinção de uma ou outra na comunidade.



   Tendo dito isso, lembremos que a alfabetização deve ser um direito garantido a todos, neste caso, uma alfabetização bilíngue. Alfabetizar-se é tornar-se propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade, seja ela qual for, como um todo. O projeto Múltiplas Leituras, que busca o desenvolvimento pleno da alfabetização em comunidades indígenas respeita os direitos indígenas e sua própria identidade, porém devido à falta de material didático em idioma Kaingang, julga necessária a produção de material específico para este fim. Isto é, histórias contadas pela comunidade Kaingang serão coletadas e depois redigidas em língua portuguesa e kaingang para fins de uso alfabetizadores na comunidade indígena Por Fi.

1 comentários:

  1. http://amazoniareal.com.br/livro-descreve-as-casas-subterraneas-dos-indios-kaingang/

    ResponderExcluir

 

Blogger news

About